Twitter / muhmrs

Quase Deuses dia 15/9 no MUHM - MED & CINE #MedCine

O Museu de História da Medicina do RS (MUHM) e o Núcleo Acadêmico SIMERS (NAS) promovem no próximo dia 15 a última edição do ano do MED&CINE apresentando o filme "Quase Deuses" (2004). A sessão começa às 18h45, na sede do MUHM (av. Independência, 270, em Porto Alegre).
O mestre e doutorando em História pela UFRGS Rafael Hansen Quinsani começa o evento com um breve comentário sobre o filme — o pesquisador trabalha com o cinema e as influências na história como ciência e seus paradigmas. Após o filme acontece a palestra com o dr. Eduardo Keller Saadi — professor adjunto da UFRGS, coordenador do serviço de Cirurgia Cardiovascular e do Centro da Aorta do Hospital Mãe de Deus. Dr. Saadi falará sobre o passado, presente e futuro da cirurgia cardíaca. 

A obra, de Joseph Sargent, é narrada em 1930, e conta a história de Vivien Thomas (Mos Def), hábil marceneiro que sonha ser médico. Ele consegue emprego como faxineiro do Dr. Alfred Blalock (Alan Rickman), que logo descobre sua inteligência privilegiada e começa a aproveitá-lo melhor. O pesquisador acaba se tornando cirurgião-chefe de uma universidade, onde está pesquisando novas técnicas para a cirurgia do coração. Os dois acabam fazendo parceria incomum e conflitante, pois Thomas nem sempre era lembrado quando ambos criavam uma técnica — já que não era médico. Além disso havia a pressão social pelo fato de Thomas ser negro e pobre. 

Para participar do Med&Cine, basta clicar 
AQUI e fazer sua inscrição gratuitamente. O Museu convida a comunidade a contribuir com um ingresso solidário. As arrecadações serão revertidas para a Casa de Acolhida Só Bebê, que tem preferência por fraldas, roupinhas e alimentos.

Nenhum comentário:

Postar um comentário